sexta-feira, dezembro 02, 2016

Britney Spears - 35 anos

Britney Jean Spears (McComb, 2 de dezembro de 1981) é uma cantora e atriz norte-americana. Nascida no Mississippi, e criada em Kentwood, estado da Louisiana, iniciou a sua carreira artística atuando em papeis de produções teatrais e programas de televisão na infância antes de assinar com a Jive Records, em 1997. O seu primeiro e segundo álbuns de estúdio, ...Baby One More Time (1999) e Oops!... I Did It Again (2000), tornaram-se sucessos internacionais, com o primeiro tornando-se o álbum mais vendido por uma artista a solo adolescente. As faixas-título "...Baby One More Time" e "Oops!... I Did It Again" quebraram recordes internacionais de vendas. Em 2001, Spears lança seu terceiro álbum de estúdio auto-intitulado, Britney, e desempenhou o papel principal no filme Crossroads (2002). Ela assumiu o controle criativo de seu quarto álbum de estúdio, In the Zone (2003), que rendeu o single de sucesso mundial "Toxic".
Em 2007, a sobre-exposição da sua vida pessoal fez a sua carreira entrar em hiato. O seu quinto álbum de estúdio, Blackout, foi lançado no final daquele ano, e gerou sucessos como "Gimme More" e "Piece of Me". O seu comportamento errático e as consequentes hospitalizações continuaram ao longo do ano seguinte, ao ponto de que foi colocada sob uma tutela que ainda está em vigor. No mesmo período, Spears lança o seu sexto álbum de estúdio, Circus, incluído o single "Womanizer", que atingiu o topo das paradas mundiais. A sua turnê de apoio The Circus Starring Britney Spears foi uma das turnês de maior bilheteira mundial dentre os concertos de 2009. Mais tarde, no mês de outubro, "3" tornou-se o terceiro single de Spears a alcançar o número um na Billboard Hot 100. O seu sétimo álbum de estúdio, Femme Fatale (2011), tornou-se seu primeiro a obter três singles a aparecer entre os dez primeiros lugares dos tops norte-americanos: "Hold It Against Me", "Till the World Ends" e "I Wanna Go". Ela também atuou como jurada durante a segunda temporada da versão americana do talent show The X Factor. O seu oitavo álbum de estúdio homónimo, Britney Jean, foi lançado em 2013 e gerou os singles "Work Bitch" e "Perfume"; no entanto, foi o disco menos vendido da sua carreira. Mais tarde nesse ano, Spears iniciou os shows de sua permanência de quatro anos, intitulada Britney: Piece of Me, no The AXIS, teatro localizado no Planet Hollywood Resort & Casino, em Las Vegas.
Spears foi reconhecida como um ícone pop e creditada por influenciar o renascimento do pop adolescente durante o final dos anos 90. Tornou-se a "artista adolescente mais lucrativa de todos os tempos" e recebeu títulos honoríficos, incluindo o de "Princesa do Pop". O seu trabalho lhe rendeu inúmeros prémios e honrarias, incluindo um Grammy Award, seis MTV Video Music Awards (incluindo o Lifetime Achievement Award), nove Billboard Music Awards, e uma estrela na Hollywood Walk of Fame. Em 2009 a Billboard classificou-a como a oitava "Artista da Década" e também a reconheceu como a artista feminina que mais vendeu na década de 2000, bem como a quinta colocação na classificação geral. A Recording Industry Association of America (RIAA) nomeou Spears como a oitava artista feminina que mais vendeu nos Estados Unidos, com 34 milhões de álbuns certificados. Ela já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo e mais de 100 milhões de singles, fazendo dela uma das artistas musicais mais lucrativas de todos os tempos. De acordo com a Billboard, Spears já vendeu cerca de 22,38 milhões de singles em downloads digitais nos Estados Unidos e é a quarta artista feminina que mais vendeu desde que a Nielsen SoundScan começou a contabilizar os dados.
A revista Rolling Stone reconheceu seu sucesso instantâneo incluindo-a na lista "Top 25 Teen Idol Breakout Moments", enquanto o canal VH1 classificou-a em 11º lugar entre as "100 Maiores Mulheres na Música", publicada em 2012, enquanto que a Billboard nomeou-a como mulher mais sexy na música. Em 2012, a revista Forbes informou que Spears era a artista musical feminina mais bem paga do ano, com lucros de  58 milhões  de dólares, tendo aparecido no topo da mesma lista em 2002.
  
in Wikipédia
  

Sem comentários: