sábado, maio 27, 2017

Siouxsie Sioux nasceu há 60 anos!

Susan Janet Ballion (Bromley, em Londres, 27 de maio de 1957) mais conhecida como Siouxsie Sioux é uma cantora britânica, vocalista da banda punk Siouxsie and the Banshees, e de seu projeto paralelo formado com Budgie, a banda The Creatures. Considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock desde a década de 1970 até aos dias de hoje, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente.
É a mais nova entre três irmãos e nasceu no Guy's Hospital no Sul de Londres. Estudou na Mottingham Secondary Modern School for Girls, em Kent. A sua mãe foi uma secretária bilingue e o seu pai um técnico de laboratório.
Quando Sioux tinha 14 anos, o seu pai faleceu devido complicações relacionadas com o alcoolismo. Aos 15 anos, sofreu de colite ulcerosa, uma experiência que mais tarde ela descreveu como "surreal" e declararia mais adiante que "isso desromantizou completamente o corpo para ela."
Enquanto crescia, Sioux percebeu estar num ambiente sem disciplina. Antes da morte do seu pai, o alcoolismo o manteve incapacitado, forçando a sua mãe a trabalhar o tempo todo. Até mesmo o jardim da casa deles, a norte de Petts Wood, cresceu para dentro da floresta, com sebes e roseiras altas, a ponto dos seus vizinhos reclamarem.
Durante a sua adolescência, ela começou a aprofundar os conhecimentos musicais de gente como David Bowie, Lou Reed, T.Rex e The Stooges. Começou também frequentar os clubes e discotecas londrinas nesta época. Ela tornou-se bastante conhecida no cenário punk de Londres devido ao seu chocante jeito de se vestir, que incorporava t-shirts com imagens sexuais e palavrões, correntes e acessórios SM, bem como um novo estilo de maquilhagem com destaque ao uso de lápis delineador preto nos olhos, o que acabaria se tornando base tanto para a moda gótica quanto para o estilo punk.
Além disso, ela trabalhou por um tempo como modelo vivo da vitrine da loja de Vivienne Westwood (famosa estilista punk).
Em meados dos anos 70, Siouxsie pertenceu ao Bromley Contingent, um grupo de jovens fãs dos Sex Pistols. Também faziam parte deste contingente Billy Idol, Soo Catwoman, Jordan, e o amigo também fundador do Siouxsie & The Banshees, Steven Severin.
A primeira aparição de Sioux foi com a sua futura banda, Siouxsie & The Banshees, numa apresentação no "Punk Rock Festival" realizado no 100 Club's - duas noites no mês de setembro de 1976 - organizado por Malcolm McLaren.
Uma das primeiras aparições públicas de Siouxsie foi com os Sex Pistols, no programa televisivo de Bill Grundy, em dezembro de 1976, como integrante do Bromley Contingent. Durante a entrevista com os membros do Sex Pistols, ele tentou "cantar" Siouxsie. Foi em reação a esta troca de palavras que o guitarrista dos Sex Pistols, Steve Jones, soltou uma série de palavrões extremamente ofensivos a Grundy, deixando os media furiosos e que traria um maior impacto na carreira dos Sex Pistols.
 
Siouxsie and the Banshees
Pouco tempo após a entrevista de Grundy, Siouxsie formou a banda Siouxsie and the Banshees com os amigos de Bromley Contigent, Steven Severin no baixo, Marco Pirroni na guitarra e, por um curto período, o futuro baixista dos Sex Pistols, John Simon Ritchie, mais conhecido como Sid Vicious, na bateria. Vicious fora substituído por Kenny Morris, Pirroni foi substituído por Peter Fenton e depois seria trocado por John Mckay.
A partir do primeiro álbum, The Scream, de 1978, até ao rompimento da banda, em 1996, Siouxsie & the Banshees foi uma das mais bem sucedidas bandas de pós-punk.
McKay e Morris deixaram a banda ao meio de uma turnê. A separação envolveu um argumento que envolve uma sessão de autógrafos em Aberdeen, numa extinta loja de discos chamada "The Other Record Shop". Como a turnê era com os The Cure, o sempre amável Robert Smith esteve tocando guitarra nas duas bandas por um curto período.
Em 1981, ela e Budgie formaram a banda The Creatures, que grava e faz shows esporadicamente até aos dias de hoje.
Pós Banshees e anos 2000
Sioux casou-se com Budgie em 1991. O ano seguinte, aparentemente "cheio de fãs que olhavam para o apartamento deles através das janelas", no oeste de Londres, os dois mudaram-se para a França. Atualmente, eles vivem numa convertida casa de quinta em um lugar no sudoeste francês, onde eles têm "um jardim, gatos e montanhas de livros." Alguns anos depois, eles montaram o seu próprio selo musical, Sioux Records, e recentemente terminaram de construir um estúdio na casa deles.
Siouxsie gravou a faixa “Interlude” em 1994 com Morrissey, ex-vocalista dos Smiths e fez outras participações nos discos de Marc Almond. Relembrando os tempos em que era manequim-viva da loja de Vivienne Westwood, Siouxsie chegou até mesmo a participar em 1998 de um desfile de Jean-Paul Gaultier.
Em 1995, ela gravou a música "The Lighthouse" no álbum do produtr francês Hector Zazou, intitulado Chansons des mers froides (Songs from the Cold Seas). Siouxsie e Zazou adaptaram um excerto do poema "Flannan Isle" do poeta inglês Wilfred Wilson Gibson na letra. A canção inclui os encantamentos de uma shaman Nanai gravados na Sibéria, e na performance musical teve as participações de Budgie e Mark Isham.
Em 2003, Siouxsie foi vocalista convidada pelo Basement Jaxx na música "Cish Cash".
Ganhou o Icon Award no Mojo Honours em London, no mês de Junho de 2005.
Em meados de 2005, Siouxsie Sioux lançou um DVD solo intitulado "Dreamshow", com várias canções de quando ela dividia o tempo entre os Siouxsie and the Banshees e The Creatures. Ela vestiu uma grande quantidade de intricados e belos trajes inspirados em roupas japonesas e foi acompanhada por uma orquestra, bem como por Budgie e Leonard Eto, o colaborador do álbum Hai!, dos The Creatures. O DVD também inclui as mais obscuras canções que não eram habitualmente tocadas ao vivo, como os clássicos dos Banshees, "Obsession", "Shooting Sun", "The Rapture" e "Not Forgotten". O DVD também possui um bónus especial, com uma performance no 100 Club, onde os Siouxsie & the Banshees tocaram na sua primeira apresentação.
Siouxsie canta atualmente a solo. O último álbum, Mantaray, saiu em setembro de 2007
 

Sem comentários: