terça-feira, agosto 15, 2017

Louis de Broglie nasceu há 125 anos

Louis-Victor-Pierre-Raymond, 7.º duque de Broglie, geralmente conhecido por Louis de Broglie (Dieppe, 15 de agosto de 1892 - Louveciennes, 19 de março de 1987), foi um físico francês que contribuiu para a formulação da Teoria da Mecânica quântica.
Em 1924, de Broglie postulou, na sua tese de doutoramento, que partículas também possuiriam um comprimento de onda, uma onda de matéria. O físico francês relacionou o comprimento de onda (λ) com a quantidade de movimento (p) da partícula, mediante a fórmula:
\lambda ={\frac  {h}{p}}
onde h é a Constante de Planck. De Broglie também postulou que se o eletrão fosse adequadamente submetido à experiência da dupla fenda, também apresentariam um padrão de interferência. Em 1927, o experiência de Davisson–Germer confirmou essa previsão de de Broglie, estabelecendo a dualidade onda-partícula da matéria. Em 1929, recebeu o Prémio Nobel pela descoberta da natureza ondulatória do eletrão.
Em 1925, de Broglie também publicou a teoria da Onda piloto, uma interpretação realista dos fenómenos quânticos nos quais o movimento do eletrão e outras partículas quânticas são guiados por uma onda de fase, a onda piloto. Em 1952, David Bohm aprofundou essa teoria formulando a interpretação de Bohm, ou de de Broglie-Bohm. Em 2011, o cientista Aephraim Steinberg utilizou o experiência da fenda dupla para realizar simultaneamente uma medida fraca da posição e do momento de um fotão. Essa experiência parece comprovar as trajetórias de Bohm previstas pela interpretação de de Broglie-Bohm.


Sem comentários: