domingo, outubro 08, 2017

Clement Attlee morreu há cinquenta anos

Clement Richard Attlee, 1.º Conde Attlee (Putney, 3 de janeiro de 1883Londres, 8 de outubro de 1967) foi político inglês e primeiro-ministro do Reino Unido entre os anos de 1945 e 1951.
Sucedeu a Winston Churchill como primeiro-ministro, após a derrota dos Conservadores para o Partido Trabalhista, nas eleições de maio de 1945. Ao longo da guerra, Attlee provaria ser um aliado leal de Churchill, apesar de pertencerem a partidos rivais. Enquanto Churchill se notabilizou pela condução da Inglaterra durante a II Guerra, coube a Attlee levar um estado falido pelo esforço de guerra à prosperidade económica. Foi o grande construtor do Estado Britânico após o conflito, ao instituir as bases do estado do bem-estar social no Reino Unido. Foi o responsável pela criação do Serviço Nacional de Saúde e pela nacionalização de minas de carvão, estradas e ferro. Teve entre seus colaboradores nestas reformas sociais e económicas John Maynard Keynes e Aneurin Bevan. As instituições criadas por Attlee só seriam parcialmente revogadas por Margaret Thatcher, com a emergência do neo-liberalismo.
A sua política externa teve quatro preocupações básicas: a reconstrução da Europa do pós-guerra, o começo da guerra fria, o estabelecimento da ONU e a descolonização. De estilo político conciliador, Attlee procurou manter boas relações com os EUA e com a URSS. Participou das fases subsequentes à Conferência de Potsdam ao lado de Truman e Estaline. Apoiou o Plano Marshall para a reconstrução da Europa. Outra marca de seu governo foi o processo de descolonização, quando Índia, Birmânia, Ceilão e Paquistão obtiveram a independência.
Foi eleito por votação de professores, em 2004, o melhor primeiro-ministro britânico do século XX em tempos não belicosos. Foi enterrado na Abadia de Westminster.



Sem comentários: