sexta-feira, novembro 03, 2017

Académica - 130 anos!

A Associação Académica de Coimbra (sigla: AAC), fundada a 3 de novembro de 1887, é a mais antiga associação de estudantes de Portugal. Representa os cerca de vinte e cinco mil estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios quando se encontrem inscritos nesta universidade.

A AAC alberga uma série de Secções Culturais e Desportivas bem como os Núcleos de estudantes. Entre as Secções Culturais pontificam a Secção de Fado, que realiza anualmente o Encontro Nacional de etnografia e Folclore (ENEF) e o Festuna - Encontro Internacional de Tunas, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) que realiza anualmente o Festival "Caminhos do Cinema Português", a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a Secção de jornalismo (que edita o jornal universitário "A Cabra"), a Televisão da Associação Académica de Coimbra. Dos organismos autónomos culturais destaca-se o Orfeon Académico de Coimbra, o Grupo de Folclore e Etnografia (GEFAC) e os grupos de teatro (TEUC e CITAC). As Secções Desportivas abrangem um vasto leque de desportos, tais como o hóquei em patins, futebol, andebol, basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e xadrez, entre outros. A "Académica" é assim o "clube" mais eclético do pais, uma vez que "pratica" o maior número de modalidades. Os núcleos de estudantes encontram-se repartidos pelas várias Faculdades ou Departamentos da Universidade, e ajudam a DG a actuar em prol de todos os estudantes que representam, uma vez que estes exercem um contacto mais directo com as várias realidades.

Também referido como "Académica" o clube de futebol profissional mais conhecido de Coimbra, de seu verdadeiro nome Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC–OAF), é considerado o herdeiro da secção de futebol da AAC (que se mantém na pratica amadora), mas é hoje um clube independente, cuja ligação com a AAC é cada vez mais ténue.

A AAC é dirigida pela Direcção Geral (DG), composta por estudantes, e eleita anualmente entre novembro e dezembro em eleições abertas a todos os sócios, tanto estudantes como os sócios seccionistas. À DG compete a administração da AAC bem como a representação política dos estudantes. Em termos políticos, é ainda de referir a importância das Assembleias Magnas, assembleias sobretudo de discussão da política da Academia, abertas a todos os sócios, cujas decisões têm de ser obrigatoriamente cumpridas, independentemente da opinião da DG. Este poder decisório da Assembleia Magna torna-a no palco de discussões acesas, sobretudo entre os estudantes politizados. No passado recente, tem havido no mínimo 5-6 Assembleias Magnas por ano, com participação oscilante, mas um mínimo de cerca de 200 sócios. Infelizmente, a falta de interesse generalizado por estas questões na nossa sociedade, particularmente nas faixas etárias mais jovens, faz-se reflectir na fraca participação das Assembleias Magnas. No entanto, a AAC continua a lutar para pautar a política educativa do Ensino Superior em Portugal. O actual edifício da AAC foi inaugurado em 1961 e alberga praticamente todas as secções da AAC, estando integrado num quarteirão que inclui ainda uma sala de espectáculos (Teatro Académico de Gil Vicente) e um complexo de cantinas.

Sem comentários: