quarta-feira, novembro 08, 2017

Bram Stoker nasceu há 170 anos

Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de novembro de 1847 - Londres, 20 de abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente pelo seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.
Sempre estudando em Dublin, escreveu o seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875, concluiu o seu mestrado. Conseguiu tornar-se crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde.
Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu o seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário do seu famoso romance.
Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipa literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros géneros.
Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros.
Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres, em 1912. Alguns biógrafos atribuem a um processo desencadeado por uma sífilis terciária como causa da sua morte. Foi cremado e as suas cinzas estão numa urna no Crematório de Golders Green, em Londres, Inglaterra.

Sem comentários: