quarta-feira, novembro 15, 2017

Christoph Willibald Gluck morreu há 230 anos

Christoph Willibald Gluck, depois cavaleiro Christoph Willibald von Gluck, (Berching, 2 de julho de 1714Viena, 15 de novembro de 1787) foi um compositor musical alemão.
Gluck foi um dos principais responsáveis por uma importante renovação da ópera. Vivendo na passagem do barroco para o classicismo, e inspirado principalmente na tragédia grega, na ópera francesa (séria e cómica) e nos ideais iluministas, ambicionou criar uma música supra-nacional, despojada do artificialismo, rigidez e espectacularidade da ópera séria tradicional, que tivesse um caráter integrado, naturalista e expressivo. As suas inovações encontraram grandes resistências e despertaram uma das maiores polémicas da história da música ocidental, e fazem dele um dos mais proeminentes operistas de todos os tempos, mas sem deixar descendentes diretos, sendo importante pelas suas ideias e princípios práticos e não pela fundação de uma escola estilística.
O impacto que exerceu nos maiores centros operísticos europeus foi desigual. Na Áustria, Alemanha e especialmente na França teve legiões de admiradores, mas pouco pode penetrar na Inglaterra e Itália, onde só fez algum sucesso com as suas óperas mais antigas e convencionais. Entre as suas principais composições estão Orfeo ed Euridice, Alceste, Iphigénie en Aulide, Armide e Iphigénie en Tauride. Escreveu também sinfonias, bem como alguma música sacra e música de câmara, mas esta parte da sua produção está praticamente esquecida.


Sem comentários: