domingo, dezembro 10, 2017

Otis Redding morreu há 50 anos...

Otis Redding (Dawson, Geórgia, 9 de setembro de 1941 - Madison, Wisconsin, 10 de dezembro de 1967) foi um cantor de soul norte-americano conhecido por seu estilo passional e pelo sucesso póstumo "(Sittin' On) the Dock of the Bay". Foi considerado, pela revista Rolling Stone, o 8° maior cantor e o 21° maior artista de todos os tempos.
  
Carreira
Em 1960, Otis Redding começou uma turnê pelo sul dos Estados Unidos com Johnny Jenkins and the Pinetoppers. Além de cantar, Otis trabalhava como motorista de Jenkins. No mesmo ano, fez suas primeiras gravações, "Fat Gal" e "Shout Bamalama", com seu grupo chamado "Otis Redding and the Pinetoppers", lançado pelos selos musicais "Confederate" e "Orbit".
Em 1962, fez a sua primeira marca no mundo da música, durante uma sessão de Johnny Jenkins, quando o estúdio ficou vago, ele gravou "These Arms of Mine", uma balada de sua autoria. A música virou um pequeno hit pela "Volt Records", uma subsidiária do famoso selo sulista Stax Records que tinha sede em Memphis, Tennessee. Redding compunha a maioria de suas músicas, prática não muito comum na época, às vezes em parceria com Steve Cropper (do grupo Booker T. & the MG's). Em julho de 1967, ele se apresentou no influente Festival Pop de Monterey.
Morte Em 10 de dezembro desse ano, Otis morreu em um desastre aéreo. Ele estava viajando para Madison, em Wisconsin, ao lado de sua banda de apoio, The Bar-Kays, quando o avião sofreu uma avaria e caiu, por volta das 15 horas, nas águas geladas do lago Monona. O único sobrevivente da tragédia foi Ben Cauley, de 20 anos de idade (o membro mais velho dos Bar-Keys).
O funeral de Redding aconteceu, dias depois, em Macon, na Georgia, e teve a presença de outros astros do soul, como Solomon Burke, Percy Sledge e Sam Moore, da dupla Sam & Dave. A canção de Otis "(Sittin' On) the Dock of the Bay" viria a tornar-se famosa, um ano depois da morte do cantor. Foi sepultado no Big O Ranch (Family Estate), Condado de Jones, Geórgia no Estados Unidos.
 
in Wikipédia
 

Sem comentários: