quarta-feira, janeiro 10, 2018

Marisa Gata Mansa morreu há quinze anos

(imagem daqui)
 
Marisa Vertullo Brandão, mais conhecida como Marisa Gata Mansa (Rio de Janeiro, 27 de abril de 1938 - Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2003), foi uma cantora brasileira.
 
Biografia e Carreira
A alcunha gata mansa veio do jornalista Djalma Sampaio por causa do seu jeito calmo de falar. Nascida numa família entusiasta da boa música, cresceu nesse ambiente que a incentivou a cantar. Namorou diversos cantores e atores da época, mas o seu primeiro e único marido foi o seu noivo, com quem já estava havia alguns anos, o compositor e pianista César Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música Marisa, que foi tema da cerimónia de casamento, na igreja. Juntos, tiveram um filho, único de Marisa, chamado Marcelo Camargo Mariano, nascido em São Paulo a 12 de setembro de 1967. No início dos anos 70 o casal se divorciou, por causa de disputas constantes. Após a separação, teve outros relacionamentos, mas não quis casar-se outra vez.
Marisa gravou o primeiro compacto, de 78 rotações, Você Esteve com Meu Bem, de João Gilberto e Russo do Pandeiro, pela RCA Victor. Uma trajetória marcada por um viés jazzístico, foi crooner do Golden Room do Copacabana Palace e, substituindo Dolores Duran, no Bacará. Típica voz de bares noturnos, cantava no Beco das garrafas, ao lado de outros nomes da bossa nova. Sempre fez muito sucesso, interpretando canções e compondo algumas letras, ganhando troféus e fazendo muitos shows.
Passou os seus últimos anos vivendo sozinha no seu apartamento, recebendo visitas apenas do filho e de alguns amigos. Faleceu na Cidade do Rio de Janeiro, a 10 de janeiro de 2003, por causa de uma isquemia cardíaca.
 
 

Sem comentários: