sexta-feira, março 09, 2018

Bobby Fischer nasceu há 75 anos

Robert James "Bobby" Fischer (Chicago, 9 de março de 1943Reykjavík, 17 de janeiro de 2008) foi um grande mestre de xadrez dos Estados Unidos da América  e décimo primeiro campeão mundial de xadrez. É considerado por muitos o maior xadrezista de todos os tempos. Em 1972, venceu o Campeonato Mundial de Xadrez ao derrotar o soviético Boris Spassky numa partida disputada em Reykjavík, Islândia, considerada um confronto símbolo da Guerra Fria, que atraiu um interesse mediático maior que qualquer outra partida de xadrez já disputada. Em 1975, Fischer recusou-se a defender o seu título, ao não chegar a um acordo com a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em relação ao modelo de disputa da partida. A desistência tornou Anatoly Karpov, vencedor do Torneio de Candidatos de 1974, o novo campeão mundial.

Fischer demonstrava uma habilidade natural para o xadrez desde cedo. Aos 13 anos, venceu a chamada "Partida do Século" contra Donald Byrne. Começando em 1957, aos 14 anos, participou em oito Campeonatos de Xadrez dos Estados Unidos, vencendo todos com pelo menos 1 ponto de vantagem sobre os seus oponentes. Aos 15, Fischer tornou-se o grande mestre de xadrez mais novo da história até então e o candidato mais novo ao campeonato mundial.

Aos 20 anos de idade, Fischer venceu o Campeonato dos Estados Unidos de 1963–64 com uma pontuação de 11/11, a única pontuação perfeita da história do campeonato. O seu livro My 60 Memorable Games, publicado em 1969, tornou-se um ícone da literatura de xadrez. Venceu o Torneio Interzonal de 1970 com um valor recorde de mais 3½ pontos de distância ao segundo classificado, vencendo 20 partidas consecutivas, incluindo duas com o total perfeito de 6–0 no Torneio de Candidatos de 1971, algo inédito na história da competição. Em julho de 1971, tornou-se o primeiro número 1 oficial do ranking FIDE.
 
Após perder o título mundial, Fischer tornou-se recluso e, de certa forma, excêntrico, desaparecendo tanto dos campeonatos de xadrez quanto dos media. Em 1992, reapareceu numa revanche contra Spassky, na Jugoslávia, país que, à época, estava sob embargo da ONU. A sua participação na partida gerou um conflito com o governo norte-americano, que pediu o pagamento de impostos sobre o prémio pela sua vitória, chegando a emitir um mandato de prisão para Fischer. Após esses acontecimentos, passou a viver no exílio. Em 2004, foi preso no Japão por utilizar de um passaporte que havia sido revogado pelo governo dos Estados Unidos. O parlamento islandês ofereceu-lhe passaporte e cidadania islandeses, permitindo-o viver no país até à sua morte, em 2008.
 
Fischer fez inúmeras contribuições adicionais para o xadrez. Na década de 1990, patenteou um sistema modificado de relógio de xadrez, que adiciona um incremento no tempo após cada movimento, sendo hoje a prática padrão nos torneios de alto nível. Também é sua a invenção de uma variante do jogo chamada "xadrez aleatório de Fischer" (também conhecida como "Chess960").
  

Sem comentários: