quarta-feira, março 14, 2018

Michael Caine - 85 anos

Michael Caine, nascido Maurice Joseph Micklewhite (Londres, 14 de março de 1933), é um premiado ator e produtor de cinema britânico, duas vezes vencedor do Óscar da Academia para Melhor Ator Coadjuvante (pelas suas atuações em Hannah and Her Sisters e The Cider House Rules).
Michael Caine serviu no Exército Britânico na Guerra da Coreia, nos anos cinquenta. Estreou no cinema com o filme A Hill in Korea, de 1956, no qual interpreta um cabo do exército britânico. O seu primeiro papel de destaque no cinema foi no filme Zulu, de 1964, dirigido por Cy Endfield. Caine ficou popular numa série de filmes realizados nos anos sessenta, no auge da Guerra Fria, nos quais interpretou um espião inteligente e racional chamado Harry Palmer.
Caine foi nomeado para cinco Óscars, sendo ele e Jack Nicholson são os únicos atores a terem sido nomeados para um Óscar de atuação em cada uma das últimas cinco décadas (situação em 2007). Além deste, outro feito de Caine é estar presente em mais de cem filmes ao longo da sua carreira.
  

Sem comentários: