sexta-feira, maio 30, 2014
Tom Morello, The Nightwatchman, faz hoje 46 anos
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Bakunin, o teórico do anarquismo, nasceu há dois séculos
De forma similar Bakunin rejeitou a noção de quaisquer posições ou classes privilegiadas, desde que:
A liberdade do homem consiste tão somente nisso, de que ele obedeça as leis da natureza as quais ele por si próprio reconhece enquanto tais, e não porque elas foram impostas externamente sobre ele por qualquer vontade exterior, humana ou divina, coletiva ou individual.
O entendimento político de Bakunin estava baseado em uma série de conceitos inter-relacionados: (1) liberdade; (2) socialismo; (3) federalismo; (4) ateísmo; e (5) materialismo. Ele também desenvolveu uma crítica ao marxismo e alguns consideram presciente, prevendo que se os marxistas tivessem êxito em ocupar o poder, eles iriam criar uma ditadura de partido "em tudo mais perigosa porque ela se apresentaria como uma falsa expressão da vontade do povo."
esta é a peculiaridade do privilégio e de qualquer posição privilegiada matar o intelecto e o coração do homem. O homem privilegiado, seja ele privilegiado politicamente ou economicamente, é um homem depravado em intelecto e coração.
Bakunin, no entanto, rejeitava a noção de "socialismo científico", escrevendo em Deus e o Estado que um "corpo científico, tão logo a ele seja confiado o governo da sociedade, acabaria rapidamente por dedicar-se, não mais para a ciência, mas se envolveria em outro assunto… em sua eterna perpetuação, tomando a sociedade que nele confiou aos seus cuidados, tornando cada vez mais estúpida e, consequentemente, mais necessitada de seu governo e direção.
Enquanto os anarquistas sociais e os marxistas compartilham o mesmo objetivo final, a criação de uma sociedade livre e igualitária, sem classes sociais ou estado, eles discordam amplamente em como alcançar este objetivo. Anarquistas acreditam que uma sociedade sem classes ou estado deveria ser estabelecida através da ação direta das massas em organizações e espaços não-hierárquicos, culminando na revolução social, e refutam qualquer estágio intermediário como uma ditadura do proletariado, argumentando que desde seu início tal ditadura teria como objetivo sua auto-perpetuação. Para Bakunin, esta é a contradição fundamental dos marxistas,
Eles [os marxistas] defendem que nada além de uma ditadura - a ditadura deles, é claro - pode criar o desejo das pessoas, enquanto nossa resposta para isso é: Nenhuma ditadura pode ter qualquer outro objetivo para além de sua auto-perpetuação, ela pode apenas levar à escravidão o povo que tolerá-la; a liberdade só pode ser criada através da liberdade, isto é, por uma rebelião universal de parte das pessoas e organização livre das multidões de trabalhadores de baixo para cima.Mikhail Bakunin, Estadismo e Anarquismo
Apesar da oposição veemente à proposta marxista de revolução autoritária, Bakunin sempre conferiu valor a análise de Marx acerca do capitalismo. Este considerava as análises económicas apresentadas por Marx extremamente importantes, tanto que fora o próprio Bakunin o tradutor do O Capital para o idioma russo. Já Marx, quando escreveu sobre a insurreição de Dresden de 1848 afirmou que "no refugiado russo Michael Bakunin eles (os rebeldes de Dresden) encontraram um líder capaz e de cabeça fresca." Marx também escreveria em uma de suas para Engels sobre o encontro com Bakunin em 1864 depois de sua fuga da Sibéria.
anarquismo ou liberdade é a meta, enquanto o estado e a ditadura é o meio, então logo, com o objetivo de libertar as massas, elas devem antes serem escravizadas.
Mikhail Bakunin foi talvez o primeiro teórico da "nova classe", de intelectuais e administradores componentes de um aparato burocrático estatal. Bakunin afirmava que o "estado sempre foi e sempre será património de alguma classe privilegiada: uma classe sacerdotal, uma classe aristocrática, uma classe burguesa. E finalmente, quando todas as outras classes terem se exaurido, o estado então se tornará o património da classe burocrática e então cairá - ou, se você preferir, se erguerá - a posição de uma máquina."
No geral ele é um dos poucos, penso eu, que não retrocedeu após estes 16 anos, pelo contrário, avançou ainda mais."Karl Marx
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Wynonna Judd - 50 anos!
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quinta-feira, maio 29, 2014
Noel Gallagher fez hoje 47 anos
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Melanie Brown fez hoje 39 anos
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Balakirev morreu há 104 anos
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Yazalde, o Bota de Ouro com mais golos marcados numa equipa portuguesa, nasceu há 68 anos
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Bartolomeu Dias morreu há 514 anos
Estátua de Bartolomeu Dias em Londres
- Simão Dias de Novais, casado com Joana Dias
- António Dias de Novais, Cavaleiro da Ordem de Cristo, casado com Joana Fernandes, filha de Fernão Pires e de sua mulher Guiomar Montês, de quem teve um filho e uma filha:
- Paulo Dias de Novais
- Guiomar de Novais, casada primeira vez com D. Rodrigo de Castro, viúvo de Leonor de Cabedo, com geração, e segunda vez com Pedro Correia da Silva, sem geração:
- D. Paula de Novais, solteira e sem geração
- D. Violante de Castro, solteira e sem geração
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Max, o grande músico madeirense, morreu há 34 anos
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quarta-feira, maio 28, 2014
Colbie Caillat - 29 anos
Kylie Minogue - 46 anos
John Fogerty - 69 anos
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Há 88 anos acabou a barafunda da I República e começou uma Ditadura Militar
A Primeira República Portuguesa (também referida como República parlamentar) e cujo nome oficial era apenas República Portuguesa, foi o sistema político vigente em Portugal após a queda da Monarquia Portuguesa, entre a revolução republicana de 5 de outubro de 1910 e o golpe de 28 de maio de 1926, que deu origem à Ditadura Militar, mais tarde Ditadura Nacional e posteriormente Estado Novo.
Foi caracterizada lutas entre o Governo e a Igreja católica, assim como, por divergências internas entre os mesmos republicanos, maçons e carbonários, que originaram a revolução de 5 de outubro.
Neste período de quase 16 anos houve sete parlamentos, oito presidentes da República, 39 governos, 40 chefias de governo (um presidente do Governo Provisório e 38 presidentes do Ministério), duas presidências do Ministério que não chegaram a tomar posse, dois presidentes do Ministério interinos, uma junta constitucional, uma junta revolucionária e um ministério investido na totalidade do poder executivo. Foi pródiga em convulsões sociais e crimes públicos e políticos.
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Lia Gama - 70 anos!
Principais peças teatrais
- Oh Que Ricos Dias de Samuel Beckett, com encenação de Juvenal Garcês, na peça que inaugurou a nova sala do Teatro-Estúdio Mário Viegas (2003)
- Pobre Bitos, de Anouilh, encenação de Luzia Maria Martins
- A Familia Sam, de Peter Ustinov, encenação de Luzia Maria Martins
- Exercício para Cinco Dedos, de Peter Shaffer, encenação de Luzia Maria Martins
- D. Quixote, de Yves Jamiaque, encenação de Carlos Avilez
- Fedra, de Racine, encenação de Carlos Avilez
- O Comissário de Polícia, de Gervásio Lobato encenação de Carlos Avilez
- Sinfonia dos Salmos, encenação de Águeda Sena
- Oh Papá Pobre Papá!, de A. Kopit e Morais e Castro, encenação de João Lourenço
- Doroteia, de Nascimento Rodrigues, encenação de João Lourenço
- Pequenos Burgueses, de Gorki, encenação de Jorge Silva Melo e Luís Miguel Cintra
- Ah Q de Jean Jourdheuil, encenação de Jorge Silva Melo e Luís Miguel Cintra
- Casimiro e Carolina, de Odon van Horváth, encenação de Jorge Silva Melo e Luís Miguel Cintra
- A Guarda,de Joppolo, encenação de Osório Mateus
- Huis Clos, de Jean-Paul Sartre, encenação de Jorge Listopad
- Corpo Delito na Sala de Espelhos, de José Cardoso Pires, encenação de Fernando Gusmão]]
- Saudades, encenação de Ricardo Pais
- Em Frente da Porta do Lado de Fora, de W. Borchert, encenação de João Mota
- D. Leonor Rainha Maravilhosamente, de Alice Sampaio, encenação de Norberto Barroca
- As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, de Rainer Werner Fassbinder, encenação de Carlos Fernando
- No País do Dragão, de Tennessee Williams, encenação de Carlos Fernando
- Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente, de Natália Correia, encenação de Carlos Avilez
- O Balcão, de Jean Genet, encenação de Carlos Avilez
- Opereta, de Witold Gombrowicz, encenação de Carlos Avilez
- Rei Lear, de William Shakespeare, encenação de Carlos Avilez
- O Pecado de João Agonia, de Bernardo Santareno; encenação de Carlos Avilez
- As Fúrias, de Agustina Bessa-Luís, encenação de Filipe La Féria
Filmografia
- 1967: Sete Balas para Selma, de António de Macedo
- 1970: O Cerco, de António da Cunha Telles
- 1974: Meus Amigos, de António da Cunha Telles
- 1976: O Funeral do Patrão, de Eduardo Geada
- 1977: Nem Pássaro Nem Peixe, de Solveig Nordlund
- 1978: Nós por Cá Todos Bem, de Fernando Lopes
- 1979: Amor de Perdição, de Manoel de Oliveira
- 1979: A Santa Aliança, de Eduardo Geada
- 1980: Mariana Alcoforado, de Eduardo Geada
- 1981: Antes a Sorte que Tal Morte, de João Matos Silva
- 1981: Kilas, o Mau da Fita, de José Fonseca e Costa
- 1981: Oxalá, de António-Pedro Vasconcelos
- 1982: Francisca, de Manoel de Oliveira
- 1983: Sem Sombra de Pecado, de José Fonseca e Costa
- 1984: Crónica dos Bons Malandros, de José Fonseca e Costa
- 1988: Tempos Difíceis, de João Botelho
- 1996: O Pecado da Mamã, de Saguenail
- 1998: Requiem, de Alain Tanner
- 1999: Mal, de Alberto Seixas Santos
- 2003: A Mulher que Acreditava Ser Presidente dos EUA, de João Botelho
- 2003: A Filha, de Solveig Nordlund
- 2006: Dot.com, de Luís Galvão Teles
Principais trabalhos em televisão
- 1979: O Caso Rosenberg, (realização de Oliveira e Costa)
- 1979: Amor de perdição, (Freira)
- 1979: A Senhora do Cãozinho, (de Tchékhov (realização de Jorge Listopad)
- 1979: Os Maias, (de Eça de Queiroz (realização de Ferrão Katzenstein)
- 1983: Origens, (Teresa)
- 1988: Sétimo direito, (Esmeralda)
- 1991: Por Mares Nunca Dantes Navegados, (de Carlos Avilez e Jaime Gralheiro)
- 1993: A Banqueira do Povo, (realização de Walter Avancini)
- 1994: Cabaret, (de Filipe La Féria (realização de Pedro Martins)
- 1998: Uma casa em fanicos, (Constança)
- 2000: Ajuste de contas, (Guida)
- 2001: O Processo dos Távoras, (Leonor) (realização de Wilson Solon)
- 2002: O último beijo, (Carmem Souza)
- 2004: O Jogo, (realização de Lourenço de Mello)
- 2005: Ninguém como tu, (Conceição Costa)
- 2006: Morangos com açúcar, (Vitória Torres)
- 2007: Fascínios, (Narazé Miranda)
- 2008: Podia Acabar o Mundo, (Joana Álvares) (realização de Jorge Marecos Duarte)
- 2010: Laços de Sangue, (Eunice Nogueira)
- 2013: Sol de Inverno, (Rosa Mendes)
Postado por Fernando Martins às 07:00 0 bocas
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